O que é carne de onça? Conheça o prato típico de Curitiba

Prato típico é famoso e tornou-se Patrimônio Cultural e Imaterial do estado O nome forte e que remete a um dos felinos mais selvagens da fauna brasileira pode parecer estranho em um primeiro momento, mas nada mais é do que um petisco muito famoso em Curitiba. O prato “Carne de Onça” é feito com proteína bovina moída fresca temperada por cebola, cebolinha e outros condimentos que elevam o sabor da iguaria.
Saiba-mais taboola
A inspiração da receita servida em mais de 300 bares da Capital paranaense é o hackepeter, prato típico alemão, explica Sérgio Medeiros, editor da Plataforma de Gastronomia Curitiba Honesta, presidente da Associação Amigos da Onça (Aaonça) e coordenador do Fórum Origens à Globo Rural.
A única diferença é o tipo de carne utilizada na preparação. Isso porque, na Alemanha, o ingrediente principal é a proteína suína.
“A Carne de Onça é derivada do hackepeter, muito consumido nas festas de chopp lá e tem o mesmo princípio daqui, mas foi adaptada quando chegou ao Brasil, talvez, porque a carne suína tinha muito perigo se de comer crua”, conta.
Qual a origem do nome?
O primeiro registro encontrado durante pesquisa em jornais da época é de 1935, mas a história é ainda mais antiga e tem relação com o futebol, relembra Medeiros.
“Na década de 1920, existia um time chamado Britânia, que foi sete vezes seguidas campeão do Paranaense. E um dos dirigentes, que se chamava Cristiano Schmidt, também era dono de um bar, o ‘Buraco do Tatu’, na Marechal Deodoro, no Centro. Sempre que o time ganhava, ele levava os atletas lá e servia uma baciada de carne crua com broa. Essa era a comemoração, pois não havia o ‘bicho’ como é hoje em dia”.
Em uma dessas celebrações, o goleiro Duia, nome de referência e liderança no elenco, reclamou que cardápio era sempre o mesmo e “que só serviam carne que nem onça comia”. A partir dali surgiu o nome do petisco que tornou-se Patrimônio Cultural e Imaterial de Curitiba em setembro de 2016.
Agora, a expectativa da Associação Amigos da Onça é a aprovação do pedido de reconhecimento de Indicação Geográfica (IG) pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi).
Como se faz Carne de Onça?
Patinho moído bem fresco e sem nervos;
Cebola picada;
Cebolinha;
Azeite de oliva extravirgem;
Pimenta-do-reino;
Sal.
O prato é acompanhado de mostarda em um recipiente à parte e uma fatia da tradicional broa de centeio curitibana, iguaria que recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial em março de 2025.
“Alguns bares preparam a carne com muito mais temperos. Então, dizemos que não é uma Carne de Onça, mas uma hackepeter, pois verdadeira é feita apenas com esses temperos citados”, finaliza o presidente da Aaonça.
O Taste Atlas, site americano considerado a enciclopédia da gastronomia, aponta a Carne de Onça como o nono prato feito com carne crua mais saboroso do mundo. A iguaria recebeu nota 4,0 (até 5,0) na última atualização.
COMENTÁRIOS